Quando, aqui há dias, as autoridades policiais procederam a uma operação de fiscalização de trânsito em redor da zona da Ponte Vasco da Gama, à saída de Lisboa, também eu fui dos muitos convidados a parar numa das várias operações stop ali realizadas, a norte e a sul do Tejo, para verificação de documentos e o normal teste do álcool.Os ?papéis? estavam em ordem e o balão acusou 0,00, mas antes de deixar para trás o agente da PSP, houve que lhe satisfazer a curiosidade sobre um carro que, realmente, é único no seu género.Na verdade, não é em qualquer automóvel de linhas claramente desportivas como o RX 8 que se podem transportar quatro adultos, mesmo quando estes são de estatura mais elevada. Depois, também não é em qualquer um que se encontram quatro portas, e muito menos com as duas traseiras a abrirem para trás.Além de tudo isso, o que confere mesmo o estatuto de único ao Mazda RX 8, é o seu motor Renesis, sobre o qual o agente me perguntou a potência. A minha resposta foi imediata, confirmando os 231 cv que efectivamente possui, sem no entanto resistir a um sorriso, ao dizer-lhe que aquela potência era produzida por um motor de apenas 1308cc de cilindrada.Impressionado, o agente em questão lá deu a indicação de partida, fazendo a continência da praxe, senão para mim para o carro de que, aparentemente, tanto gostara. O que ele não soube foi que este Mazda RX 8 permite uma condução particularmente agradável, fruto de uma posição de condução óptima, possui um bom espaço de arrumação na consola existente entre as duas filas de bancos, e vem dotado com o tal motor rotativo, cuja patente pertence à Mazda, e que lhe permite prestações bem interessantes, certamente inconfessáveis perante a autoridade.Dois rotores de 654ccSem ser um produto para venda em massa, este Mazda RX 8 encaixa-se perfeitamente no excelente momento que a marca está a viver, numa altura em que tem vindo a bater todos os seus recordes de vendas, fruto da boa gama de automóveis que possui no mercado. Neste caso, não estaremos perante um ?best-seller?, mas certamente que se trata de um carro que pode atravessar várias épocas, a exemplo do que tem vindo a acontecer com o seu ?irmão? MX 5.Quanto ao motor rotativo, tecnologia criada por Felix Wankel que a Mazda utiliza desde 1967, e de que detém a patente, é aqui renovada com a aposta no novo Renesis de dois rotores de 654cc, o qual dá o seu verdadeiro sinal de vida em altos regimes. Aliás, O seu regime de utilização ideal situa-se entre as 5500 rpm, a que se atinge o binário máximo, e as 9000 rpm, a que se dá o corte de ignição. Nesta fase, o motor garante uma resposta pronta ao acelerador. Atingidas as 8500 rpm, um sinal sonoro avisa o condutor de que é altura de trocar de mudança.Resta referir que este modelo está à venda por 49.470 euros (9.900 contos), um preço que surge bem abaixo do praticado pelos seus principais concorrentes ? Nissan 350Z e Chrysler Crossfire ?, e aos quais pouco ou nada fica a dever.Positivo- Com o controlo de estabilidade DSC activo, a traseira não abandona o seu posto, o que transmite grande confiança e segurança aos menos habituados à tracção traseira.- O habitáculo exibe uma boa qualidade geral, nomeadamente nos materiais, mas também nos inúmeros espaços para objectos e no equipamento de série muito completo. Negativo- Ao contrário do que seria de esperar, a forma de abertura das portas traseiras nem sempre beneficia o acesso ao RX 8, já que o seu ângulo de abertura é diminuto.- A direcção, porventura demasiado assistida, mesmo quando em alta velocidade, obriga a uma atenção constante sobre o volante e a correcções para manter a trajectória.Ficha TécnicaMarca - MazdaModelo - RX 8Cilindrada - 1308ccPotência - 231cvConsumo médio - 11,4 l/100kmVelocidade máxima - 235 km/hPreço - 49.470 euros
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
Mazda Rx-8
Quando, aqui há dias, as autoridades policiais procederam a uma operação de fiscalização de trânsito em redor da zona da Ponte Vasco da Gama, à saída de Lisboa, também eu fui dos muitos convidados a parar numa das várias operações stop ali realizadas, a norte e a sul do Tejo, para verificação de documentos e o normal teste do álcool.Os ?papéis? estavam em ordem e o balão acusou 0,00, mas antes de deixar para trás o agente da PSP, houve que lhe satisfazer a curiosidade sobre um carro que, realmente, é único no seu género.Na verdade, não é em qualquer automóvel de linhas claramente desportivas como o RX 8 que se podem transportar quatro adultos, mesmo quando estes são de estatura mais elevada. Depois, também não é em qualquer um que se encontram quatro portas, e muito menos com as duas traseiras a abrirem para trás.Além de tudo isso, o que confere mesmo o estatuto de único ao Mazda RX 8, é o seu motor Renesis, sobre o qual o agente me perguntou a potência. A minha resposta foi imediata, confirmando os 231 cv que efectivamente possui, sem no entanto resistir a um sorriso, ao dizer-lhe que aquela potência era produzida por um motor de apenas 1308cc de cilindrada.Impressionado, o agente em questão lá deu a indicação de partida, fazendo a continência da praxe, senão para mim para o carro de que, aparentemente, tanto gostara. O que ele não soube foi que este Mazda RX 8 permite uma condução particularmente agradável, fruto de uma posição de condução óptima, possui um bom espaço de arrumação na consola existente entre as duas filas de bancos, e vem dotado com o tal motor rotativo, cuja patente pertence à Mazda, e que lhe permite prestações bem interessantes, certamente inconfessáveis perante a autoridade.Dois rotores de 654ccSem ser um produto para venda em massa, este Mazda RX 8 encaixa-se perfeitamente no excelente momento que a marca está a viver, numa altura em que tem vindo a bater todos os seus recordes de vendas, fruto da boa gama de automóveis que possui no mercado. Neste caso, não estaremos perante um ?best-seller?, mas certamente que se trata de um carro que pode atravessar várias épocas, a exemplo do que tem vindo a acontecer com o seu ?irmão? MX 5.Quanto ao motor rotativo, tecnologia criada por Felix Wankel que a Mazda utiliza desde 1967, e de que detém a patente, é aqui renovada com a aposta no novo Renesis de dois rotores de 654cc, o qual dá o seu verdadeiro sinal de vida em altos regimes. Aliás, O seu regime de utilização ideal situa-se entre as 5500 rpm, a que se atinge o binário máximo, e as 9000 rpm, a que se dá o corte de ignição. Nesta fase, o motor garante uma resposta pronta ao acelerador. Atingidas as 8500 rpm, um sinal sonoro avisa o condutor de que é altura de trocar de mudança.Resta referir que este modelo está à venda por 49.470 euros (9.900 contos), um preço que surge bem abaixo do praticado pelos seus principais concorrentes ? Nissan 350Z e Chrysler Crossfire ?, e aos quais pouco ou nada fica a dever.Positivo- Com o controlo de estabilidade DSC activo, a traseira não abandona o seu posto, o que transmite grande confiança e segurança aos menos habituados à tracção traseira.- O habitáculo exibe uma boa qualidade geral, nomeadamente nos materiais, mas também nos inúmeros espaços para objectos e no equipamento de série muito completo. Negativo- Ao contrário do que seria de esperar, a forma de abertura das portas traseiras nem sempre beneficia o acesso ao RX 8, já que o seu ângulo de abertura é diminuto.- A direcção, porventura demasiado assistida, mesmo quando em alta velocidade, obriga a uma atenção constante sobre o volante e a correcções para manter a trajectória.Ficha TécnicaMarca - MazdaModelo - RX 8Cilindrada - 1308ccPotência - 231cvConsumo médio - 11,4 l/100kmVelocidade máxima - 235 km/hPreço - 49.470 euros
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