Linhas arredondadas do esportivo, que fará sua estréia no Salão de Paris, misturam modernidade e boa dose de nostalgia, inspirados em modelos míticos da marca, como Giulia TZ e 33 Coupé Stradale Ao aparecer pela primeira vez, no Salão de Frankfurt de 2003, o conceito 8C Competizione causou furor entre os alfistas, amantes dos clássicos automóveis italianos. Uma futura produção em série passou a ser avaliada graças ao sucesso de crítica. Agora, o sonho se torna realidade. Inspirado em mitos históricos da marca, como o Giulia TZ e o 33 Coupé Stradale, o esportivo faz a sua estréia mundial no Salão de Paris, na próxima semana. Equipado com motor 4.7 V8 central, o Competizione será construído pela Maserati em escala limitada. A carroceria é dotada da mais avançada tecnologia, com fibra de carbono como matéria-prima, além de diodos emissores de luz (Leds) nas lanternas traseiras.
Embora abuse de linhas arredondadas, contrariando a atual tendência de design, o 8C transmite harmonia e arrojo no desenho. A frente tem capô alongado e conjunto ótico formado por faróis com três refletores, além de um par de faróis auxiliares nas extremidades do pára-choque. Há frisos cromados em detalhes das janelas, grade dianteira e lanternas. Segundo o fabricante, a aerodinâmica garante segurança com a aplicação da sustentação negativa, que dispensa aerofólio.
Alfa Romeo/Divulgação - 18/9/06 e 12/9/06 |
Traseira segue a mesma filosofia retrô, com lanternar parecidas com as da Ferrari. Já o volante de três raios e pedaleira de alumínio são alguns detalhes esportivos |
Desenhado pelo centro de estilo da Alfa Romeo, o Competizione tem chassi de aço e suspensão de braços sobrepostos com componentes de alumínio. Os freios são a disco nas quatro rodas, calçadas em pneus 245/35 e rodas aro 20 na frente e 285/35 aro 20 na traseira. Controle de tração e estabilidade também fazem parte do pacote de série.
A potência da versão final ganhou 50cv em relação ao conceito. O propulsor 4.7 V8 desenvolvido pela Maserati tem variador do comando de admissão e torque máximo de 48kgfm a 4.750rpm, sendo 80% disponíveis a 2.000rpm. O câmbio manual automatizado de seis velocidades está montado na traseira, em um transeixo e tem as mudanças comandadas por hastes no volante. Pode-se optar pelos modos manual, manual esportivo, automático, automático esportivo e de inverno.
Nas décadas de 30 e 40, a sigla 8C havia sido usada pela Alfa para denominar os modelos de motor oito cilindros. Já o nome Competizione vem do Alfa 6C 2500 utilizado por Zanardi e Juan Manuel Fangio na Mille Miglia de 1950. Com a chegada do novo 8C Competizione, o fabricante reafirma seu caráter esportivo, que ganhou fôlego desde a chegada dos novos Spider e Brera. O novo cupê oito cilindros assume o topo da linha de modelos de temperamento agressivo com um toque de exclusividade.
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